10 janeiro 2012


Tenho andado afastada dos bolos. Isto fez-me procurar outra forma de passar o tempo a fazer coisas igualmente divertidas. Depois de várias pesquisas decidi arriscar-me na produção de sabonetes. 


São muito fáceis de fazer. Contudo exigem utensílios apenas para este efeito, uma vez que se utiliza soda caustica na sua produção. Estamos a falar de coisas baratas e que temos nas nossas cozinhas, muitas vezes em duplicado, como colheres de pau, varinhas mágicas ou liquidificadores.


Em relação à soda caustica há vários cuidados a ter, entre os quais: utilizar óculos, para proteger a vista; calçar luvas para proteger as mãos e braços; utilizar mangas compridas, para proteger de eventuais salpicos. Estas medidas são muito importantes para se evitarem acidentes desnecessários. Atenção porque se deve deitar a soda caustica na água e não a água na soda caustica. Cuidado porque quando se deita a soda caustica na água, esta fica muito quente. Deve-se evitar respirar os fumos libertados por esta reacção química, prejudiciais à saúde. Deve-se deixar arrefecer antes de deitas esta mistura nos óleos derretidos. 


Este sabonete é muito suave, faz muita espuma e deixa as mãos suaves. No entanto, depois de feito tem de repousar, ser cortado e passar por um processo de cura que varia entre 6 a 8 semanas. Mas acreditem que vale a pena a espera!








Sem comentários: